domingo, 13 de novembro de 2011

Do Blog Kosmos:

Partido dos Trabalhadores: esquerda?



Em meio à efervescência política da derrocada da ditadura militar, vertentes esquerdistas voltaram a se organizar e reunir. A Câmara Municipal de São Paulo, em 1979, viu o projeto do PT nascer após votação de várias lideranças. Mas não foi uma decisão fácil. Necessitou do voto de minerva de Francisco Weffort.

As várias vertentes misturaram-se, mas não fermentaram uma doutrina comum. Trotsk, Stalin, Prestes eram ícones defendidos com unhas e dentes. O único ponto em comum era a figura de um certo líder sindical que, alheio aos fundamentos ideológicos, desejava lutar por três refeições diárias para todos os trabalhadores.

Após as eleições de 1982, tendo Lula ficado em quarto lugar, o PT "amadureceu" em uma nova postura. Radicais foram afastados e o filtro para a aceitação de novos membros flexibilizou-se.

Em 1989 Lula perdeu a eleição para presidente. O PT entendeu que deveria flexibilizar ainda mais. No transcorrer dos anos tanto se alterou sua feição original que dos membros fundadores hoje em dia poucos restam.

Curiosamente, Lula não era um líder esquerdista. Era um líder sindical. Não defendia ideologias de esquerda. Tinha o desejo de obter conquistas sociais, pura e simplesmente. Por isso não deveria causar estranheza o fato do governo do PT, durante seus mandatos como presidente, ter mantido a defesa dos mesmos grupos que o neoliberalismo de FHC defendia.



Nenhum comentário:

Postar um comentário